schedule-128.png 
Quer visitar o nosso Laboratório? Atendimento ao público em Lisboa,  por marcação,de 2ª a 6ª das 15 às 20h.



Diasec® é um dos mais bem guardados segredos do mundo para a preservação e conservação de imagens. O termo Diasec® é protegido por direitos de autor, e direito de propriedade. Esta produção envolve um alto controlo, no processo de manuseamento para ligar uma emulsão fotográfica a superfície de vidro acrílico. Devido ao processo de montagem e às garantias de conservação,  tornou-se extremamente popular entre os fotógrafos de belas artes, cumprindo com TODAS AS NORMAS DE MUSEUS a nível Mundial.



 

O processo Diasec® apresenta inúmeras vantagens:

Submete a fotografia a um processo sanduíche, por sistema de componentes químicos colante com inibidor ultravioleta e neutralidade de cor. A aderência é total, não podendo haver separações em nenhum dos lados. O metacrilato de metilo, o vidro acrílico, o dibond ou o alumínio fornecem uma grande estabilidade. Desta forma, não só são eliminados os reflexos de luz, como se protege a imagem da sujidade, riscos e envelhecimento prematuro. Além disso, o processo pode também  atingir “Floating” tridimensional, qualidade impossível de obter com qualquer outro processo, ao mesmo tempo, reduzindo o custo de produção.  
Também protege a fotografia da poluição atmosférica, impressões digitais, stress mecânico e Radiações ultravioleta (UV).
Usando o processo premium gel líquido 100%  transparente com neutralidade de cor Diasec®, garante uma colagem sem bolhas de ar, poeira ou resíduos de cola.  Não amarelece como o que acontece com outros processos.
.O contacto entre o vidro acrílico e a cola líquida dá a impressão de "wet look" que é visualmente agradável à penetração da luz e à refracção.
A ausência de aquecimento é utilizada neste processo de modo a não afectar o aspecto visual da impressão.
Dibond® é um material composto por  2 placas de alumínio, dividido por uma camada sintética. Este material mantém a sua forma em todas as circunstâncias e ainda assim é extremamente fino (apenas 2 ou 3 milímetros!). Muito apropriado para fixar perfeitamente fotografias de tamanho grande.

 

Os aspectos estéticos da montagem:  

Diasec® dá às fotos um aspecto molhado, aumenta a saturação de cor, contraste e nitidez, reforçando detalhes subtis. Tem de ser visto para se acreditar, dá às imagens uma nova  dimensão. Permite às galerias de arte mostrar as suas fotografias de uma forma mais moderna,o que explica a crescente escolha deste processo por museus e galerias.
É um produto único, completamente impressionante e torna-se na peça central de qualquer espaço, é uma peça de arte sem preço para as gerações vindouras.
É a mais impressionante maneira de preservar e presentear uma imagem.  


Moldura de montagem


Para simplificar e pendurar na parede, podemos fabricar um perfil moldura em alumínio com uma espessura (15-25mm), montada no verso (aproximadamente 100 e 200 milímetros de distância da borda da image) a fotografia refinada está pronta  a ser pendurada. E o seu peso pode ser facilmente transportado, tornando o quadro  muito fácil de aplicar e visivelmente muito estético.

Pode ser em forma de U, H, rectangular ou quadrado. Criando um espaço entre a imagem e a parede, dá a sensação de foto suspensa no ar.  


DURABILIDADE


Diasec®, tem sido experimentado e testado há mais de 30 anos, e está licenciado como processo duradouro.

A resistência à luz foi testada pela Graphic Technology Research Association, estando em conformidade com a norma ISO 12040. Os resultado dos testes  realizados pelo Laboratoire National de Metrologie et d´essais, instituição pública de características industriais e comerciais em Paris, França, indicam excelente resistência à luz em testes feitos no processo Diasec ®

Diasec® e outros processos semelhantes têm sido cada vez mais comparados e ensaiados na arte fotográfica, por isso museus e restauradores em todo o mundo estão a descobrir a resiliência e resistência à luz e cores oferecida por este processo na restauração

Várias publicações e declarações nos últimos tempos, têm gerado insegurança entre fotógrafos, responsáveis de galerias de arte e museus no que diz respeito a mudanças na densidade de cor que enfrentam  processos semelhantes aos do  Diasec®.

Mais uma razão porque museus, nos últimos anos, como o Tate Gallery, fez um número de aquisições significativo de obras de arte no processo Diasec®.

Para garantir um produto com longa vida, tem que se observar também as especificações da manufactura e impressão que processa e imprime as suas imagens, na resistência à luz nos desmaios cromáticos e influências atmosféricas. A durabilidade da impressão depende do resumo de todos estes factores.


Laboratório


Se pretende imprimir fotografias com alta qualidade e longevidade, contacte o nosso laboratório Digigraphie®, com uma grande variedade de papéis certificados, Epson, Canson e Hahnemühle.

Hoje uma impressão feita em  impressoras Epson de tintas pigmentadas tem uma expectativa de vida de um a dois séculos, maior do que qualquer outro método disponível para impressões coloridas, incluindo cibacrome.

A vasta gama de papéis disponíveis para jacto de tinta também suplanta as limitações nas opções disponíveis para aqueles que trabalham em câmara escura.

Em função dos extraordinários procedimentos digitais disponíveis, as impressoras podem exercer um controle maior e mais fino sobre a imagem do que alguma vez foi possível.

Imagens Certificadas Digigraphie® + Diasec®

Para um acabamento ultra-brilhante da sua impressão e dar à sua imagem uma nova profundidade. Se pretender que a sua impressão seja autenticada Digigraphie® e que tenha o acabamento Diasec, recomendamos o Epson  Doubleweight Matte Paper. Apenas este, com acabamento Diasec da JHRT, está aprovado para Digigraphie®.

-Epson  Doubleweight Matte Paper (referência Epson: C13S041387 E C13S042138)

-Tinta de pigmentos Epson Ultrachrome K3

-Colagem Diasec® da Labdiasec

-Resistência à luz superior a 100 anos (teste LNE - HO71122-CQPE)


Resultado dos testes de resistência à luz realizados, Laboratoire national de metrologie et d´essais: